Novo Robô feito para Reciclar Edifícios Reviewed by Vida sustentável on .   Um dos problemas com as construções de concreto é que elas não foram projetadas para a desconstrução, desmontá-las é  impossível e a sua destruição é len   Um dos problemas com as construções de concreto é que elas não foram projetadas para a desconstrução, desmontá-las é  impossível e a sua destruição é len Rating:
Você está aqui:Home » Arquitetura » Novo Robô feito para Reciclar Edifícios

Novo Robô feito para Reciclar Edifícios

Novo Robô come Concreto e Recicla Edifícios

 

Um dos problemas com as construções de concreto é que elas não foram projetadas para a desconstrução, desmontá-las é  impossível e a sua destruição é lenta, barulhenta, trabalhosa e poluente. Omer Haciomeroglu quer mudar tudo isso, o estudante da Umea, Institute of Design da Suécia, acaba de ganhar uma medalha de ouro com seu robô de reciclagem de concreto. O robô projetado por  Omer usa jatos de água para quebrar a superfície do concreto, desfazendo , e sugando os detritos. Depois ele separa os resíduos e empacota o material retirado. O que era concreto antes, agora se transforma em pacotes que vão virar blocos de construção. Sem pó, sem desperdício, sem barulho, sem poluição e com 100% de reciclagem. Até mesmo os vergalhões de ferro podem ser re-utilizados.

 

Essa Ferramenta chamada de ERO, utiliza a água sob alta pressão que é chamada hidro-demolição ou waterblasting. Ao contrário de outras técnicas, ele não cria vibração que pode danificar outras partes do prédio, e não destrói as barras de ferro de reforço. A água é então separada do material com um “decantador centrífugo”, de modo que o resíduo pode ser ensacado para o trabalho seguinte e a água reutilizada.

 

A coisa toda é montada sobre um robô com esteiras omni-direcionais. Omer descreve suas operações: Uma frota autônoma de ERO é colocado estrategicamente no interior do edifício. Eles escaneiam os arredores e determinam uma rota com a qual irá executar durante a operação. Uma vez que o ERO comece a trabalhar, ele literalmente apaga a construção.

[Fonte]

Voltar para o topo